Quem somos?

Criar um Site Grátis Fantástico

Olá! seja bem-vindo!

Centro Espírita Seara da Luz, Sedeada em Angola- Luanda. 

Contactos: 926077414/ 996077414 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

O Centro Espírita, é ao mesmo tempo escola e hospital, que acolhe a todos os que procuram paz e esclarecimento, a simplicidade do centro espírita é a característica principal que possui, sendo muito acessível para todas aquelas pessoas que tentam visitá-lo pela primeira vez.

Todos os comportamentos e actividades que nele ocorrem são baseados na codificação espírita, nos ensinamentos que os cinco livros que fazem parte da codificação possuem.

Se deve lembrar em todo momento as palavras do querido Mestre Kardec: “Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”. 

O Centro Espírita, dedica-se à disseminação dos conhecimentos e princípios da codificação kardequiana, acolhe a todos os interessados em aprender sobre a natureza do mundo espiritual e aprimoramento intelecto-moral tendo como princípio ético os ensinos do Mestre Jesus, guia e modelo da Humanidade.

O que significa Centro Espírita?

Centro Espírita é a sede ou espaço físico onde um grupo de pessoas reúne-se para o estúdio e a prática dos conhecimentos espíritas segundo orienta a Codificação Espírita.

O Centro Espírita é uma experiência social que permite o aprimoramento intelecto – moral, cada um dos participantes compartilham interesse pelo bem, voltado a aprendizagem e a caridade, tomando isto em conta compreendemos que a experiência ainda é maior, guiados pelos ensinos do Mestre Jesus cada um dos frequentadores da casa espírita são inspirados pelas vibrações dos mentores espirituais.

O Centro Espírita é também sede de vibrações benfeitoras que auxiliam, que inspiram e ajudam nas diferentes tarefas que promovem o progresso individual e coletivo.

Consolo e esclarecimento são os principais focos das casas espíritas, o esclarecimento de todas aquelas dificuldades que parecem não ter solução, desde uma lógica diferente que permita acalmar a agitação que provoca a tristeza.

Por tudo isso o Centro Espírita além de uma estrutura física é um lugar de reencontro com a Divindade onde cada um de nós pode religar-se com Deus e Jesus fazendo nos lembrar que somos Espíritos imortais.

Como funciona o Centro Espírita?

O espiritismo não tem uma hierarquia de tipo religiosa, devemos lembrarmos o que falam os Espíritos: a única autoridade que existe é a autoridade moral. Mas as estruturas humanas precisam de uma ordem para seu funcionamento, portanto vai requerer pessoas responsáveis e sobretudo conhecedoras da doutrina espírita para organizar as diferentes actividades.

Devemos entender que o Centro Espírita não é uma instituição como outras, esta é uma instituição voltada para o amor, na qual a cabeça é liderada pelos ensinos de Jesus, assim, todo os esforços devem ser voltados a cumprir a máxima que faz parte fundamental do espiritismo “Fora da caridade, não há salvação”.

O Centro Espírita deverá contar com uma Directoria onde se escolherá um presidente ou director que tenha capacidade de eleger e que possua conhecimento doutrinário e assim garantir o desenvolvimento da tarefa na qual está comprometido.

As actividades em um Centro Espírita deverão atender a um cronograma adequado para a prática e desenvolvimento dos estudos segundo os lineamentos doutrinários da codificação espírita.

O Centro Espírita conta com diferentes áreas ou departamentos:

  • Administrativo e financeiro.
  • Departamento doutrinário.
  • Assistência espiritual.
  • Família, infância e juventude.
  • Assistência social.
  • Divulgação.

Devemos entender que a casa espírita é um lugar de formação do ser, e que sua matéria-prima são as pessoas, por tanto o trabalho tem que ser executado com o maior dos cuidados, o Espiritismo é uma ferramenta de transformação da humanidade, por esta razão o Centro Espírita tem que ser dirigido por pessoas cientes da própria necessidade de aperfeiçoamento e mudança interna, que é a melhor forma de progredir.

Centro Espírita Kardecista

O espiritismo é um, e não se pode falar de Centros Espíritas com “X” denominação, a palavra Espiritismo foi criada por Allan Kardec como podemos ver no prefácio do Livro dos Espíritos:

“Em lugar das palavras espiritual, espiritualismo, empregaremos, para designar esta última crença, as palavras espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, reservando ao vocábulo espiritualismo a sua acepção própria. Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou, se quiserem, os espiritistas.”

Objectivos do Centro Espírita

Os objectivos fundamentais do Centro Espírita são a divulgação e o ensino da Doutrina Espírita.

A divulgação, motivação e informação às pessoas, procurando alcançar um grande número de indivíduos para que estes fiquem interessados no ensino posterior do espiritismo. A divulgação pode variar entre diferentes metodologias, por exemplo: palestras públicas, discussões de filmes, exposições literárias entre outras.

O ensino da Doutrina Espírita tem que ser pedagógico, sistemático, envolvido de um ambiente de harmonia e cordialidade para assim absorver a sabedoria dos Espíritos, e aos poucos a alma vai se esclarecendo, o que permite que continue seu processo de crescimento espiritual.

Ter clareza da responsabilidade, dos trabalhos que se realizam no Centro Espírita é indispensável para o desenvolvimento de si próprio e de todos os que fazem parte da casa espírita.

Dentro do estudo se procurará fazer ênfase na CARIDADE já que sem ela não existe salvação, a FRATERNIDADE que é a primeira recomendação do Kardec com respeito ao amor ao próximo, além disso o ESCLARECIMENTO que tem a ver com a segunda recomendação do Allan Kardec a instrucção.

Ao atender estes objectivos se mantêm fortes os cimentos da casa espírita para não ter brechas onde possam influenciar Espíritos malfeitores ou maledicentes criando má vontade entre os integrantes do grupo.

Estar todos voltados no estudo e práticas acertadas da Doutrina Espírita, permite um crescimento harmônico de todo o grupo sendo beneficiados pelos benfeitores espirituais que inspiram aos membros da casa espírita para atingir nobres objectivos no bem, sendo o amparo do próximo.